Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Humaniz(arte)

Trabalhar o tema dos Direitos Humanos em contexto escolar e associativo juvenil com recurso preferencial a metodologias ativas/participativas e de Educação pela arte.

Humaniz(arte)

Trabalhar o tema dos Direitos Humanos em contexto escolar e associativo juvenil com recurso preferencial a metodologias ativas/participativas e de Educação pela arte.

Qui | 24.11.22

Sobre o projeto Humaniz(arte)

Oikos

2.jpg

O projeto Humaniz(Arte) foi implementado pela delegação Norte da Oikos (Braga). Teve início em julho de 2021 e terminou no dia 31 de Maio de 2023.

Foi financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s - Active Citizens Fund/EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega), gerido pelo Consórcio Fundação Calouste Gulbenkian/ Fundação Bissaya Barreto e desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Braga, o Centro de Formação Sá de Miranda, e a InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica de Braga, EM /Centro de Juventude de Braga.

Através do projeto Humaniz(Arte), a Oikos pretendeu dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito da “Educação para a Cidadania”.

Assim, o objetivo central deste projeto foi reforçar o conhecimento e papel ativo da sociedade civil, em especial dos jovens, das entidades educativas e das Organizações da Sociedade Civil do distrito de Braga, na promoção da Cidadania e Direitos Humanos.

Esta intervenção dirigiu-se a dois 2 contextos específicos e respetivos grupos-alvo:

Contexto educativo: Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino profissional e Professores pertencentes a Escolas/Agrupamentos de Escolas do Distrito de Braga;

Contexto Associativo juvenil: Jovens pertencentes a Associações Juvenis e Profissionais que trabalham com jovens na promoção dos Direitos Humanos (ex: Dirigentes associativos, Técnicos de OSC, Técnicos Municipais​).

Pretendeu-se que as atividades desenvolvidas nestes 2 contextos fossem visíveis e tivessem eco na comunidade local bracarense / população em geral.

Em termos específicos, o projeto Humaniz(Arte) pretendeu:

INFORMAR/SENSIBILIZAR os jovens sobre a temática “Direitos Humanos”;

CAPACITAR docentes e técnicos/as para implementar autonomamente intervenções em prol dos Direitos Humanos;

MOBILIZAR todos os destinatários do projeto para o desenvolvimento de iniciativas de natureza cívica e pública de defesa comprometida dos Direitos Humanos​;

DISSEMINAR informação, conteúdos, produtos e boas práticas sobre Direitos Humanos, que contribuam para adoção generalizada de atitudes e comportamentos adequados.​

O projeto Humaniz(Arte), tendo os jovens como principais destinatários, recorreu à utilização de metodologias ativas, participativas e à Educação através da Arte, considerando o sucesso destas metodologias junto destas faixas-etárias.

Contemplou atividades tais como Sessões de sensibilização, Campanhas, Ações de Formação e Oficinas de Expressão artística.


Mais informações sobre o projeto Humaniz(Arte)